Dr. Nuno Goulão
médico psiquiatra
psicoterapeuta cognitivo-comportamental integrativo
Psiquiatria
A psiquiatria é uma das especialidades médicas com maior desenvolvimento técnico-científico recente. Longe vai o tempo em que o psiquiatra, recorrendo a psicofármacos com vários efeitos adversos e menos motivado na compreensibilidade psicológica do sofrimento mental, estava associado ao estigma e à ineficácia terapêutica.
Hoje o psiquiatra é um especialista que aborda patologias (como a depressão, a ansiedade, as somatizações, a perturbação de hiperatividade ou deficit de atenção, as dependências, as perturbações de personalidade, a psicose e as demências), de forma global e holística, recorrendo a fármacos seguros e com boa tolerabilidade ou a intervenções psicoterapêuticas.
Alguns psiquiatras associam à sua formação biológica de médico especialista, também a formação em Psicoterapia, estruturada e a acreditada internacionalmente por associações idóneas.
Articula, quando necessário, com outros médicos especialistas ou com psicoterapeutas de diferentes modelos de psicoterapia, representando um técnico de charneira entre várias áreas de conhecimento científico.
A depressão, como patologia mais frequente no século XXI associada a situações de elevado sofrimento psicológico e de incapacidade laboral, é a causa mais frequente de pedido de ajuda numa consulta de psiquiatria. A abordagem multidimensional, biológica e psicológica, desta patologia pelo psiquiatra, permite eficácia nos resultados, reduzindo risco de recidivas futuras como resultado de uma abordagem parcial, podendo representar uma oportunidade para identificar e alterar estilos desadaptados de funcionamento psicológico.